62 3291-1615
contato@colegionacional.com.br

Notícias

Manchas atrapalhando a visão são sinais de que a retina se descolou

Publicado em : 21/11/2014

Fonte : SEGS -

Pontos pretos e flashes de luz são os principais sintomas do descolamento de retina. Problema deve ser tratado com urgência para que o paciente não deixe de enxergar

Já imaginou uma mancha preta atrapalhando a sua visão onde quer que você olhe? Muitas pessoas sofrem com um incômodo desses sem saber que tiveram um descolamento na retina - a membrana que reveste a superfície interna do olho. As chamadas moscas volantes, como essas manchas são conhecidas, são o principal sintoma de que a retina se desprendeu e precisa ser reparada com ur-gência.

Por ano, cerca de 20 mil pessoas padecem do problema, que surge a partir de buracos na superfície retiniana. Com os rasgos, o líquido que preenche o fundo ocular se infiltra entre a membrana e a superfície do olho, promovendo o desco-lamento. A condensação de proteínas desse líquido forma as moscas volantes, que teimam em ofuscar a visão acompanhadas de flashes de luz e filamentos que parecem se mover na frente dos olhos.

Os rasgos na retina, na maioria das vezes, ocorrem de forma espontânea, mas também podem ser causados por traumatismo na região dos olhos, inflamações ou tumores intraoculares. "É importantíssimo que o paciente com os sintomas procure o oftalmologista, pois quando a retina se desprende por completo, o in-divíduo pode parar de enxergar", afirma o oftalmologista Renato Braz Dias, Che-fe do Departamento de Retina e Vítreo do Inob - em Brasília.

Os indivíduos com alto grau de miopia têm grande chance de desenvolver o pro-blema. Pessoas com mais de cinqüenta anos ou com histórico familiar também. "O diagnóstico é feito pelo exame de fundo de olho detalhado, chamado mapea-mento de retina, realizado com as pupilas dilatadas. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de uma ultra-sonografia ocular", afirma Dr. Renato.[14]

Se o rasgo na retina é diagnosticado precocemente é possível evitar o descola-mento através da aplicação de raios laser ao redor da área afetada. Contudo, se a membrana já tiver se descolado, o oftalmologista é obrigado a intervir cirurgi-camente. "Aproximadamente nove em cada dez pessoas têm a retina reaplicada. O paciente, entretanto, leva um tempo para retomar a capacidade visual, deven-do realizar repouso adequado no pós-operatório", conclui Dr. Renato.

Fonte: SEGS

Notícias

CNP oferece curso Técnico em Óptica Oftálmica na modalidade EaD

Publicado em 08/10/2014 http://www.colegionacional.com.br

O Colégio Nacional Policursos há muitos anos vem oferecendo cursos Técnicos de Óptica e Optometria, atendendo devidamente à legislação, aos regulamentos de abertura de cursos, oferecendo uma educação profissionalizante de qualidade e atento às tendências do mercado de trabalho. Por estar atento à estas tendências de mercado, os profissionais, sócios e fundador da instituição, criaram o curso Técnico em Óptica Oftálmica na modalidade à distância. 

A importância do curso técnico no mercado de trabalho.

Publicado em 08/10/2014 http://www.administradores.com.br

O mercado de trabalho cresce e vem sentindo a falta de trabalhadores qualificados. Hoje são 200 mil postos de emprego que não são preenchidos por falta de um profissional qualificado para o cargo, cerca de 60% dos jovens que concluem o ensino médio não ingressam no ensino superior. O ensino técnico é o caminho mais curto para o mercado de trabalho com perspectivas de ingresso ao ensino superior.

Ex-ministro da Educação destaca importância da EaD para desenvolvimento do país

Publicado em 08/10/2014 http://www.ead.fiocruz.br/

A Educação a Distância (EAD) é um recurso importante para atender a grandes contingentes de alunos de forma efetiva e sem riscos de reduzir a qualidade do ensino. E o Brasil está numa fase de consolidação da EAD, principalmente no Ensino Superior com crescimento expressivo e sustentado. Prova disso são os dados do Ministério da Educação que mostram que um em cada cinco novos alunos de graduação no país ingressa em um curso a distância. Ou seja, cerca de 20% dos universitários estudam entre aulas na internet e em polos presenciais. 

Dicas para quem quer fazer um curso EAD

Publicado em 08/10/2014 http://www.ead.com.br/

Fazer um curso por Educação a Distância não é tão simples quanto parece, requer muita disciplina e organização do aluno, o que o engrandecerá muito como profissional. Confira as melhores dicas para se nortear no começo antes de se acostumar com o curso.

Óculos de sol piratas podem deformar a córnea

Publicado em 20/11/2014 Universidade Metodista de São Paulo

A grande oferta de óculos de sol nos camelôs das cidades, normalmente a preços bem abaixo dos praticados pelas lojas do setor, esconde um grave perigo à saúde dos olhos. Como as lentes desses óculos na maior parte dos casos não passam pelos tratamentos necessários, eles podem gerar muitos problemas para seus usuários.

Computador e crianças

Publicado em 22/11/2014 LDC Comunicação

A dor de cabeça é uma das principais causas das consultas oftalmológicas entre crianças. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, quando um filho se queixa é a primeira especialidade consultada pelos pais. A boa notícia é que os problemas oftalmológicos só causam 1% da cefaléia na infância. Ele diz que o problema geralmente resulta do stress ocular provocado pelo esforço visual no computador. Só para se ter uma ideia, o uso excessivo da tecnologia faz com que a incidência da dor de cabeça relacionada à visão salte de 1% para  30% na infância. É o que mostra um estudo feito pelo médico com 360 pacientes de 9 a 12 anos que chegavam a ficar 6 horas ininterruptas na frente do computador, videogame e outras tecnologias. 

 

Especialista tira dúvidas quanto aos efeitos do sol na saúde ocular

Publicado em 02/12/2014 Opticanet.com.br


01/12/2014 08:04
Especialista tira dúvidas quanto aos efeitos do sol na saúde ocular
Artigo do oftalmologista Renato Neves
inCompartilhar
O médico oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, alerta que a exposição aos altos índices de raio ultravioleta é fator de alto risco para degeneração macular - doença que afeta a parte central da retina, membrana posterior dos olhos onde as imagens são transmitidas para o nervo óptico. Como não existe tratamento eficaz para alterações retinianas, a prevenção com lentes protetoras ainda é o melhor remédio. Vale lembrar a importância dos óculos de sol de boa procedência, que têm proteção UVA e UVB, além de tratamento nas lentes. A seguir, o especialista tira algumas dúvidas importantes sobre o assunto:
 

Curiosidades do Curso Técnico em Enfermagem

Publicado em 05/12/2014 Ibac Brasil

Você sabia que a Semana da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro foram instituídos por presidentes diferentes? O Dia do Enfermeiro é autoria de Getúlio Vargas, por meio do Decreto n° 2.956 de 10 de agosto de 1938, apenas anos depois, com o Decreto n° 48.202 de 12 de maio de 1960, na gestão do presidente Juscelino Kubitschek, é que foi criada a Semana da Enfermagem, que acontece anualmente de 12 a 20 de maio. Essa semana é uma homenagem ao nascimento de Florence Nightingale (12 de maio de 1820) e o falecimento de Ana Nery (20 de maio de 1880).

Óculos de realidade virtual criado no Brasil será lançado na CES 2015

Publicado em 11/12/2014 idgnow.com.br

Um óculos de realidade virtual desenvolvido inteiramente no Brasil, em Curitiba, será lançado oficialmente no próximo mês de janeiro durante a CES 2015 (Consumer Electronics Show), realizada em Las Vegas, nos EUA.

Lacrimejamento em bebês pode sinalizar doenças oculares

Publicado em 16/12/2014 Opticanet.com.br


A Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta o glaucoma congênito como a principal causa da perda definitiva da visão na infância, sendo responsável por 20% da cegueira entre crianças, apesar de incidir em apenas 0,05% dos recém-nascidos. No Brasil, por conta do aumento de partos prematuros que favorecem as malformações, a doença está crescendo e o lacrimejamento constante nos bebês pode ser o primeiro sinal desta doença, associada à hereditariedade.