62 3291-1615
contato@colegionacional.com.br

Notícias

Ex-ministro da Educação destaca importância da EaD para desenvolvimento do país

Publicado em : 08/10/2014

Autor : Fio Cruz

Fonte : http://www.ead.fiocruz.br/ -

A Educação a Distância (EAD) é um recurso importante para atender a grandes contingentes de alunos de forma efetiva e sem riscos de reduzir a qualidade do ensino. E o Brasil está numa fase de consolidação da EAD, principalmente no Ensino Superior com crescimento expressivo e sustentado. Prova disso são os dados do Ministério da Educação que mostram que um em cada cinco novos alunos de graduação no país ingressa em um curso a distância. Ou seja, cerca de 20% dos universitários estudam entre aulas na internet e em polos presenciais. 

O número comprova o avanço da Educação a Distância, mas a modalidade ainda sofre ressalvas. Um dado que pode explicar a falta de conhecimento é que somente nas últimas décadas - embora seja praticada desde o século 19 - passou a fazer parte das atenções, evoluindo com o emprego de modernas tecnologias e conseguindo atingir um público maior. O grande impulso para o crescimento do modelo semipresencial foi dado pelo governo com a criação da Universidade Aberta do Brasil em 2005. 

A instituição tem 180 mil vagas em cursos superiores oferecidos em parceria com universidades federais. As aulas são dadas parte em ambiente virtual, através da internet ou de programas de TV, e parte no formato presencial. Em entrevista à TIC Educação, Carlos Alberto Chiarelli, ex-ministro da Educação e presidente da Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância, disse que, atualmente, não há como negar a importância do ensino a distância para o desenvolvimento social previsto na Constituição Federal. Segundo Chiarelli, a versatilidade e a capacidade de inclusão do método são alguns dos principais pilares que garantem sua afirmação.

TIC - Dados do MEC mostram que um em cada cinco novos alunos de graduação no país ingressa em um curso a distância. O que esse número representa para a modalidade?

Carlos Alberto Chiarelli - A notícia de que um em cada cinco novos alunos de graduação do país ingressa em cursos a distância já mostra a importância dessa modalidade, significando passo expressivo para a evolução da educação brasileira. Em um país como o nosso, que tinha como objetivo ter 30% da população jovem nas universidades e só possui 19%, é um absurdo não se ter a consciência sobre a importância do Ensino a Distância, que ajuda efetivamente a preencher esta lacuna e tirar essa danosa diferença.

TIC - Os números indicam um rápido avanço da EAD, mas a modalidade é pouco conhecida pela maioria da população e ainda enfrenta resistências. Por quê?

Carlos Alberto Chiarelli - Uma vez li uma frase sobre EAD que me chamou atenção: A mentalidade conservadora das pessoas é um entrave para o desenvolvimento do Brasil. A discriminação do Ensino a Distância é um exemplo. Tive de concordar. Em um país onde o número de alunos matriculados na escola caiu 1,2% em 2008, em comparação com 2007, segundo o último censo escolar da educação básica, ir contra os benefícios dessa metodologia (EAD) é não priorizar os avanços necessários para o Brasil se tornar desenvolvido. Idéias errôneas sobre a Educação a Distância, muitas vezes, atrapalham a percepção de como este método pode ser eficaz para o ensino brasileiro. Importante salientar que o impulso da EAD está diretamente vinculado à inovação tecnológica, que a faz muito mais acessível e muito mais abrangente.

TIC A resistência ao ensino a distância pode ser um entrave para o desenvolvimento do Brasil?

Carlos Alberto Chiarelli - Se a EAD é uma forma de qualificar e alargar o processo educacional, obviamente não utilizá-la é perder um instrumento contemporâneo e valioso para auxiliar na alavancagem nacional. Além disso, a metodologia consegue, em um país como o Brasil, de proporções geográficas gigantes, contribuir para a redução das desigualdades sociais e regionais, bem como para a promoção do bem comum, sem preconceito de raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

TIC De que forma a EAD pode democratizar o acesso à educação?

Carlos Alberto Chiarelli - A democratização do ensino está sendo possível, em grande parte, graças a ela. Estudo publicado pelo governo norte-americano concluiu que recursos de aprendizagem on-line uma das ferramentas da EAD - constituem, muitas vezes, uma maneira mais eficiente de aprender do que a oferecida pelo ensino tradicional. Não estou a dizer que um determinado tipo de aprendizado é melhor que o outro. O que defendo é a eficácia do Ensino a Distância e o seu alcance. Pais e professores podem utilizar a EAD como uma ferramenta de apoio à aprendizagem, fazendo uma mescla de aulas presenciais e virtuais. Outro ponto: quem não pode cursar uma universidade, seja pelo ônus financeiro, disponibilidade física ou distância, pode contar com a EAD para avançar nos estudos e ter, além dos materiais, interação de professores presentes nos pólos e ferramentas, como a internet, para auxiliar nos estudos.

Notícias

CNP oferece curso Técnico em Óptica Oftálmica na modalidade EaD

Publicado em 08/10/2014 http://www.colegionacional.com.br

O Colégio Nacional Policursos há muitos anos vem oferecendo cursos Técnicos de Óptica e Optometria, atendendo devidamente à legislação, aos regulamentos de abertura de cursos, oferecendo uma educação profissionalizante de qualidade e atento às tendências do mercado de trabalho. Por estar atento à estas tendências de mercado, os profissionais, sócios e fundador da instituição, criaram o curso Técnico em Óptica Oftálmica na modalidade à distância. 

A importância do curso técnico no mercado de trabalho.

Publicado em 08/10/2014 http://www.administradores.com.br

O mercado de trabalho cresce e vem sentindo a falta de trabalhadores qualificados. Hoje são 200 mil postos de emprego que não são preenchidos por falta de um profissional qualificado para o cargo, cerca de 60% dos jovens que concluem o ensino médio não ingressam no ensino superior. O ensino técnico é o caminho mais curto para o mercado de trabalho com perspectivas de ingresso ao ensino superior.

Dicas para quem quer fazer um curso EAD

Publicado em 08/10/2014 http://www.ead.com.br/

Fazer um curso por Educação a Distância não é tão simples quanto parece, requer muita disciplina e organização do aluno, o que o engrandecerá muito como profissional. Confira as melhores dicas para se nortear no começo antes de se acostumar com o curso.

Óculos de sol piratas podem deformar a córnea

Publicado em 20/11/2014 Universidade Metodista de São Paulo

A grande oferta de óculos de sol nos camelôs das cidades, normalmente a preços bem abaixo dos praticados pelas lojas do setor, esconde um grave perigo à saúde dos olhos. Como as lentes desses óculos na maior parte dos casos não passam pelos tratamentos necessários, eles podem gerar muitos problemas para seus usuários.

Manchas atrapalhando a visão são sinais de que a retina se descolou

Publicado em 21/11/2014 SEGS

Já imaginou uma mancha preta atrapalhando a sua visão onde quer que você olhe? Muitas pessoas sofrem com um incômodo desses sem saber que tiveram um descolamento na retina - a membrana que reveste a superfície interna do olho. As chamadas moscas volantes, como essas manchas são conhecidas, são o principal sintoma de que a retina se desprendeu e precisa ser reparada com ur-gência.

Computador e crianças

Publicado em 22/11/2014 LDC Comunicação

A dor de cabeça é uma das principais causas das consultas oftalmológicas entre crianças. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, quando um filho se queixa é a primeira especialidade consultada pelos pais. A boa notícia é que os problemas oftalmológicos só causam 1% da cefaléia na infância. Ele diz que o problema geralmente resulta do stress ocular provocado pelo esforço visual no computador. Só para se ter uma ideia, o uso excessivo da tecnologia faz com que a incidência da dor de cabeça relacionada à visão salte de 1% para  30% na infância. É o que mostra um estudo feito pelo médico com 360 pacientes de 9 a 12 anos que chegavam a ficar 6 horas ininterruptas na frente do computador, videogame e outras tecnologias. 

 

Especialista tira dúvidas quanto aos efeitos do sol na saúde ocular

Publicado em 02/12/2014 Opticanet.com.br


01/12/2014 08:04
Especialista tira dúvidas quanto aos efeitos do sol na saúde ocular
Artigo do oftalmologista Renato Neves
inCompartilhar
O médico oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, alerta que a exposição aos altos índices de raio ultravioleta é fator de alto risco para degeneração macular - doença que afeta a parte central da retina, membrana posterior dos olhos onde as imagens são transmitidas para o nervo óptico. Como não existe tratamento eficaz para alterações retinianas, a prevenção com lentes protetoras ainda é o melhor remédio. Vale lembrar a importância dos óculos de sol de boa procedência, que têm proteção UVA e UVB, além de tratamento nas lentes. A seguir, o especialista tira algumas dúvidas importantes sobre o assunto:
 

Curiosidades do Curso Técnico em Enfermagem

Publicado em 05/12/2014 Ibac Brasil

Você sabia que a Semana da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro foram instituídos por presidentes diferentes? O Dia do Enfermeiro é autoria de Getúlio Vargas, por meio do Decreto n° 2.956 de 10 de agosto de 1938, apenas anos depois, com o Decreto n° 48.202 de 12 de maio de 1960, na gestão do presidente Juscelino Kubitschek, é que foi criada a Semana da Enfermagem, que acontece anualmente de 12 a 20 de maio. Essa semana é uma homenagem ao nascimento de Florence Nightingale (12 de maio de 1820) e o falecimento de Ana Nery (20 de maio de 1880).

Óculos de realidade virtual criado no Brasil será lançado na CES 2015

Publicado em 11/12/2014 idgnow.com.br

Um óculos de realidade virtual desenvolvido inteiramente no Brasil, em Curitiba, será lançado oficialmente no próximo mês de janeiro durante a CES 2015 (Consumer Electronics Show), realizada em Las Vegas, nos EUA.

Lacrimejamento em bebês pode sinalizar doenças oculares

Publicado em 16/12/2014 Opticanet.com.br


A Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta o glaucoma congênito como a principal causa da perda definitiva da visão na infância, sendo responsável por 20% da cegueira entre crianças, apesar de incidir em apenas 0,05% dos recém-nascidos. No Brasil, por conta do aumento de partos prematuros que favorecem as malformações, a doença está crescendo e o lacrimejamento constante nos bebês pode ser o primeiro sinal desta doença, associada à hereditariedade.